Ransomware: Conheça algumas maneiras de salvar seus dados


Hoje em dia, o ransomware está entre os ataques que mais preocupam as empresas. Isso porque esse ataque pode resultar na perda de dados pessoais e corporativos, colocando em risco seus dispositivos, arquivos e usuários. Mas afinal, você sabe o que é ransomware?

A seguir você vai entender o que é ransomware e como você pode se proteger desses ataques.

O que é ransomware?


Em resumo, um ataque ransomware é um tipo de malware que invade um sistema e criptografa dados sensíveis, fazendo com que pessoas não autorizadas não consigam acessar, ler ou modificar essas informações. Dessa maneira, os invasores frequentemente solicitam uma quantia para devolver os dados, que podem variar entre pequenas e até grandes quantidades de dinheiro.

Como evitar ataques de ransomware?


Os ataques de ransomware chegam a ser assustadores, pois você estará correndo risco de perder os dados do seu negócio, o que pode causar efeitos a curto ou longo prazo mesmo que você efetue o pagamento do resgate.


A maneira com a maior eficiência para conseguir proteger seus dados, é impedir que aplicativos ransomware sejam instalados no seu sistema. Porém, existem algumas estratégias para combater esses ataques, vamos conhecer?


1. Fazer backup de seus dados;

2. Exibir extensões de arquivo ocultas;

3. Filtrar arquivos;

4. Treinar seus colaboradores;

5. Usar um pacote de segurança eficaz;

6. Impedir o acesso não autorizado.

E quais são as principais soluções para recuperar os dados após o ataque de ransomware?

Para garantir uma proteção contra ransomware é necessário ter um software de segurança, com verificações de vulnerabilidade que também podem ajudar a encontrar intrusos no seu sistema.

O ponto principal é ter certeza de que o seu computador não é um alvo ideal, o software deve estar sempre atualizado para garantir a segurança de dados. Além disso, é essencial ter uma ação cuidadosa em relação a sites, anexos ou e-mails.

Agora, você confere outras dicas extremamente valiosas, para melhorar sua defesa contra todos os tipos de ataques:

  • Mantenha seu sistema operacional de seu computador ou dispositivo móvel sempre atualizado;

  • Não instale softwares e dê privilégios administrativos a ninguém, a menos que você saiba exatamente com quem está tratando;

  • Instale um software antivírus que detecta programas mal-intencionados como o Ransomware.


Mas para garantir totalmente a segurança dos dados é necessário sempre ter um plano de contingência em que consiste em ter backups das suas informações.

Agora que você conhece a importância do software de segurança, temos outra dica valiosa, ao contratar uma empresa de TI, os especialistas podem levar à sua organização, suporte, soluções e softwares de alto desempenho, a fim de tornar sua segurança mais forte e menos vulnerável.

Portanto, se você pretende contar com as melhores soluções de segurança do mercado, entre em contato com o nosso time. Proporcionamos soluções e proteções contra ataques virtuais.

Isso significa que iremos administrar sua rede contra ataques vulneráveis, de forma rápida, completa e inteligente.

Então, gostou do conteúdo? Sua empresa já conta com um bom software? Entre em contato com o nosso time e vamos conversar sobre as melhores formas de garantir proteção ao seu negócio.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo